Implantação da Gestão de Processos e Riscos na Unidade
Descrição
Em 2022 a UFMS aprovou o Plano de Gestão de Processos e Riscos (Resolução n.º 268 CD/UFMS, de 2 de junho de 2022), o qual tem o objetivo de estabelecer princípios, diretrizes, práticas, métodos e ferramentas para aplicação e disseminação da cultura no que se refere o tema em questão.
De acordo com o referido plano, todas a unidades devem ter seus processos mapeados, documentados e seus riscos identificados, tratados e monitorados. O trabalho de Gestão de Processos e Riscos é responsabilidade inerente e formal dos gestores das unidades.
Inserido ao contexto institucional, a SEPRO/DIPLAN tem a responsabilidade de disponibilizar ferramentas, dar suporte, ajudar no mapeamento, propor capacitações para implantação da gestão de processos, conhecimentos e riscos para as unidades da universidade.
Vale ressaltar que todo o trabalho de Gestão de Processos e Riscos é desenvolvido na unidade e totalmente assessorado. Dessa forma, as unidades que estejam trabalhando com a implementação do Plano de Gestão de Processos e Riscos devem estar em contato com a SEPRO/DIPLAN para apoio e orientação.
Procedimentos
O primeiro passo é entrar em contato, por e-mail ou telefone, com a SEPRO/DIPLAN para dar início ao Projeto de implantação da Gestão de Processos e Riscos da unidade.
As etapas para implantação estão resumidas na figura abaixo:
Todas as etapas são assessoradas pela Secretaria de Governança de Processos e Riscos, com base no Plano de Gestão de Processos e Riscos da UFMS.