Sistemas Corporativos

Postado por: Adriano Dias

Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) é um sistema de informação que apoia as atividades operacionais do Sistema de Serviços Gerais (SISG), visando modernizar e integrar os órgãos da administração pública federal na gestão de seus serviços gerais. É utilizado por servidores que atuam nos setores de licitação, compras, contratos e finanças, bem como, aos servidores designados para atuar na gestão e fiscalização de contratos e aos responsáveis por suprimento de fundos (supridos).


Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é o instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração pública do Governo Federal. É utilizado por servidores que atuam nos setores orçamentário, financeiro, contábil e de auditoria.


Sistema de Contratos – Contratos.gov.br

O Contratos.gov.br é uma ferramenta do governo federal que automatiza os processos de gestão contratual e conecta servidores públicos responsáveis pela execução e fiscalização de contratos, tornando informações disponíveis a qualquer momento e melhorando as condições de gestão e relacionamento com fornecedores.


Sistema de Doações do Governo Federal – Doações gov.br

O Sistema de Doações do Governo Federal (antigo Reuse) é uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia, que oferta bens móveis e serviços para a administração pública, disponibilizados pelos próprios órgãos de governo ou oferecidos por particulares de forma não onerosa.


Cadastro Integrado de Projetos de Investimento – Obras gov.br

O Cadastro Integrado de Projetos de Investimento – CIPI foi instituído para o registro centralizado de informações de projetos de investimento em infraestrutura, custeados com recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social.


Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal – CADIN

O Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal é um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS).


Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – SIADS

O Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads é uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos. (Em Fase de Implantação)

O cadastramento e habilitação de servidor nos Sistemas Corporativos deverá ser solicitado conforme passos abaixo:

1º Passo:  Iniciar processo único no SEI para cada servidor, seguindo as orientações seguintes:

  • Tipo de Processo: Organização e Funcionamento: Sistemas Corporativos
  • Especificação: Sistemas Corporativos – Nome do Servidor
  • Interessado: Unidade de Lotação do Servidor
  • Nível de Acesso: Restrito (Informação Pessoal)

2º Passo:  Incluir o documento “Sistemas Corporativos: Cadastro”, preencher todos os campos pertinentes e providenciar as assinaturas exigidas.

3º Passo:  Anexar no processo a Portaria relativa a sua designação para atuar na função específica, como por exemplo, ordenador de despesas, gestor financeiro, conformador, pregoeiro, gestor e fiscal de contrato,  responsável pelo planejamento e gerenciamento de contratações da unidade, responsável por estudo técnico preliminar , dentre outras.

4º Passo:  Enviar o processo à Diretoria de Finanças e Contabilidade – DIFC/PROPLAN.

Atenção:

– Não será efetuado o cadastro de servidor que apresentar formulário incompleto, com preenchimento incorreto, desatualizado e/ou sem as assinaturas exigidas.

– O perfil a ser solicitado deve estar de acordo com a área de atuação e ser compatível com a função que o servidor exerce.

– Prazo para efetivação do cadastro: 2 (dois) dias úteis

Havendo necessidade de alteração no cadastro, como por exemplo a inclusão ou exclusão de perfil, o servidor deverá seguir os passos abaixo:

1º Passo: Reabrir o processo que originou seu cadastro no Sistema.

2º Passo: Incluir um novo documento “Sistema Corporativos: Cadastro”, assinalando a opção “Alteração” do campo “Atributos de Credenciamento”.

3º Passo: Preencher todos os campos pertinentes e providenciar as assinaturas exigidas.

4º Passo: Enviar o processo à Diretoria de Finanças e Contabilidade – DIFC/PROPLAN.

Atenção:

– Prazo para efetivação da alteração no cadastro: 2 (dois) dias úteis

Os sistemas abaixo relacionados são acessados exclusivamente pela conta Gov.br e, dessa forma, a reativação, recuperação ou alteração de senha deve ser realizada pelo próprio servidor:

  • Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI
  • Sistema de Contratos – Contratos.gov.br
  • Cadastro Integrado de Projetos de Investimento – Obras gov.br
  • Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal – CADIN

O servidor poderá efetuar a alteração de senha do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG e Sistema de Doações do Governo Federal – Doações gov.br através da página: https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortalUasg.asp?troca=sim.

Caso tenha esquecido a senha de acesso ou esteja com o status de inativo, inibido, revogado, suspenso ou bloqueado, o servidor deverá solicitar uma nova senha para sua reativação no sistema seguindo os passos abaixo:

1º Passo: Reabrir o processo que originou seu cadastro no Sistema.

2º Passo: Incluir o documento “Sistema Corporativos: Troca de Senha”.

3º Passo: Preencher todos os campos pertinentes e providenciar as assinaturas exigidas.

4º Passo: Enviar o processo à Diretoria de Finanças e Contabilidade – DIFC/PROPLAN.

Atenção:

– Prazo para efetivação da troca de senha: 2 (dois) dias úteis

O servidor ou sua chefia imediata deverá solicitar a exclusão dos sistemas nas seguintes situações:

  • Aposentadoria;
  • Demissão;
  • Exoneração;
  • Afastamento;
  • Remoção;
  • Redistribuição; ou
  • Desempenho de outra função.

A solicitação de exclusão poderá ser efetuada das seguintes formas:

  • Através do processo que originou o cadastro do servidor, com a inclusão do formulário “Sistemas Corporativos: Cadastro”, assinalando a opção “Exclusão” do campo “Atributos de Credenciamento” e preenchendo os dados do servidor. Obs.: Nesse caso, será exigida apenas a assinatura da chefia imediata; ou
  • Através do e-mail institucional da Unidade, enviando o nome completo, o número do CPF e o motivo da exclusão do servidor para o e-mail difc.proplan@ufms.br.

Constatado o mau uso ou o uso indevido do Sistema que transgrida as normas de segurança instituídas, o Cadastrador procederá de imediato o descredenciamento do usuário envolvido, e o fato será comunicado à instância superior, sem prejuízo das sanções penais e administrativas cabíveis.

Compartilhe:
Veja também